quarta-feira, 16 de julho de 2008

Povos da África


Acima de 3.500 grupos étnicos Africanos, árabes, Imazinguens (Berberes), Europeus, Raças miscigenadas e Asiáticos.

• Línguas: 2.110 - 30,5% do total mundial. Línguas oficiais: Árabe no norte da África (7 países). Em outras áreas: Francês (22), Inglês (21), Português (4) e Espanhol (1). O aumento do emprego de línguas européias no sistema educacional tem desfavorecido o emprego das línguas nativas. Somente 6 nações usam oficialmente uma língua africana.

Tradução da Bíblia: A África ainda é um grande desafio para a tradução da Bíblia. Há muitas oportunidades para missionários tradutores. Línguas com as Escrituras: 130Bíblias, 237N.Testamentos, 250porções. Há trabalhos em progresso em 373 línguas, e necessidade de tradutores para mais 297. Este último número pode aumentar para 1.290 após cuidadosa pesquisa de campo.
ECONOMIA:
A economia da África está estagnada há 40 anos. Muitos países tornaram-se mais pobres, e somente alguns fizeram progresso. Muitas são as causas deste declínio:

• Crescimento populacional com rápido desmatamento e desertificação, muitos africanos sobrevivem da agricultura de subsistência.

• Baixo investimento em agricultura e desenvolvimento de métodos viáveis de produção, distribuição e venda de alimentos.

• Dirigentes corruptos que procuram o enriquecimento próprio ou de seu grupo étnico.

• Dívida externa e seu crescimento constante. Muitos países empobrecidos gastam mais tentando sanar sua dívida do que em saúde ou educação.

• Desastres naturais fomes devastadoras, provocadas por secas e guerras no Sahel e no Chifre da África, Etiópia e Somália.

• Doenças os terríveis efeitos da AIDS e o retorno de antigas pragas como a resisterite malária, a doença do sono, tuberculose, etc.Essas doenças têm sido as causas da desintegração de economias inteiras na África Central e no Sul do continente.

• A Guerra afetou profundamente 19 nações durante os anos 90. Muitas das guerras do mundo em 2000 foram na África. Países como Serra Leoa, Libéria, Congo-RDC, Burundi, Ruanda, Sudão, Eritréia e Somália têm sofrido imensos danos e fatalidades. Milhões de pessoas tornaram-se refugiados.

• O Índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida de qualidade de vida de 174 nações. Dos últimos 40 países nesta lista, 33 são da África. Renda per capita: $660 (corresponde a 2% dos EUA)

Nenhum comentário: