quarta-feira, 16 de julho de 2008

Religião na África

A liberdade religiosa aumentou na maior parte da África durante os anos 90, mas a perseguição aos cristãos por muçulmanos tem aumentado também no Egito, Sudão, norte da Nigéria e Ilhas Comores.

• Missionários provenientes de agências-base africanas:12.442 em 620 agências com 3.126 em outros países.

• Missionários na África:17.737 estrangeiros em 620 agências.
Acontecimentos milagrosos:

1. O final pacífico do apartheid na África do Sul e a transição para um governo democrático multirracial eram considerados impossíveis.

2. No século XX, o cristianismo tornou-se a religião da maioria dos povos da região do sub-Saara.

3. O crescimento dos evangélicos tem sido ainda mais espetacular. Em 1900 os evangélicos eram apenas 1,6 milhões (1,5%); em 2000 eram 116 milhões(14,8%).

4. Movimentos de reavivamento marcantes tem abençoado a igreja.

5. Reavivamentos no leste da África dos anos 40 aos 60, e mais recentemente na Etiópia, resultaram em um enorme crescimento da igreja.

6. O crescimento das missões evangélicas, que têm sido abençoadas por Deus com muitos frutos. Grandes famílias e igrejas surgiram.

7. Um novo sentido de força para as denominações pentecostais evangélicas emergiu nos últimos 30 anos. Elas tornaram-se fortes, nas Escrituras e no evangelismo, confiantes em milagres, fervorosas em oração e corajosas na luta contra os poderes das trevas.

8. Países que experimentaram excepcional crescimento evangélico durante os anos 90: Etiópia, Nigéria, Moçambique, Zâmbia, Zimbábue e Argélia, com a conversão de muitos berberes-kabyle.

9. O impacto do Evangelho nas classes instruídas. Uma grande proporção dos profissionais e líderes da África em países de língua inglesa tomaram-se cristãos. Sua influência tornou-se decisiva no combate à corrupção e às mazelas sociais, e afetam as estruturas de poder da sociedade.

10. Visão do grande movimento de implantação de igrejas tem crescido. O desafio foi lançado pelo movimento pioneiro em Gana nos anos 80, que se espalhou em muitos outros países. Os mais bem sucedidos aconteceram no Zimbábue e no Chade.

11. A visão missionária. O número de missionários e agências africanas tem crescido num ritmo constante. É notável a maturidade e a variedade das missões sul-africanas e nigerianas, cujas frentes dão ênfase a evangelização de muçulmanos e povos não alcançados. Também dignas de louvor são as iniciativas de treinamento missionário que têm surgido por toda a África.

Nenhum comentário: