sábado, 22 de agosto de 2009

2ª Conferência Pentecostal


Nos 13 a 16 de agosto foi realizado em Curitiba (PR), a 2ª Conferência Pentecostal. Parte das comemorações do Centenário das Assembléias de Deus o evento reuniu milhares de pessoas no templo central da AD em Curitiba e no Marumby Expo Center. Na ocasião, também foi comemorado o Jubileu de Carvalho (80 anos) da igreja hospedeira, liderada pelo pastor José Pimentel de Carvalho.

Líderes de todo o Brasil prestigiaram o evento: entre eles pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembléia de Deus no Brasil (CGADB); Ubiratam Batista Job, 2° vice-presidente da CGADB e presidente da Convenção Estadual no Rio Grande do Sul; José Antonio dos Santos, 5° vice-presidente da CGADB e líder da AD em Alagoas; Arcelino Victor de Mello, 2° secretário da CGADB e presidente da Convenção em Santa Catarina. Pastor José Wellington ministrou a Palavra de Deus na noite de abertura.

O louvor ficou a cargo do Coral e Orquestra da igreja local. Os cantores Victorino Silva, Elton Machado, Damares Lília Paz, Marcelo Santos e Mara Lima também participaram do evento.

Uma série de estudos bíblicos e mensagens foram realizados no templo central. No dia 14, os preletores foram os pastores João Maria Hermel (RS), Percy Fontoura (PR), Mário Mayer (SC), Genildo Simplício (SP). A tarde, o pastor Carlos Alberto Mafra de Santa Catarina contou a história da igreja aos conferencistas. A noite, o preletor foi o pastor José Prado Veiga, líder da AD na Lapa (SP).

No dia 15, foi a vez dos pastores José Antonio dos Santos (AL), Antonio Gilberto (RJ) e Lucifrancis Barbosa (AP) pregarem a Palavra de Deus. Edegar de Souza Machado do Rio Grande do Sul e Ival Teodoro da Silva do Paraná contaram a história da igreja em cada um dos estados.

CERIMONIAL EMOCIONA PÚBLICO

O culto da noite de sábado foi realizado no Marumby Expo Center. Uma grande estrutura foi montada no local. Doze mil cadeiras foram organizadas no espaço que esteve lotado. Telões foram estrategicamente montados para que todos pudessem assistir o culto. Além disso, dois palcos de 180m² serviram de púlpito durante a festa. Em parte do estacionamento do centro de eventos foi montada praça de alimentação. O estande da CPAD também esteve presente no local.

Um grande cerimonial foi organizado para o culto que começou com a entrada dos cadetes da Polícia Militar. Eles conduziram as Bandeiras para execução do Hino Nacional. Após a entrada da Bíblia, líderes das Assembléias de Deus também participaram do momento cívico. Em seguida, foi exibido um vídeo com a história da denominação.

Um barco representando o Saint Clemente foi preparado para encenar a chegada dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Ele tinha 11 metros e mostrou todos os efeitos do barco na época. Ainda durante o cerimonial, mais de 1,5 mil crianças entraram representando a chama do Espírito Santo. Vestidas com as quatro cores do Centenário, 100 moças, formaram um mosaico dos 100 anos AD. Em seguida, 150 casais porta-bandeiras representaram as nações onde o trabalho missionário é realizado pela Assembléia de Deus.

O público ficou impressionado com a grandiosidade do cerimonial. Várias autoridades estiveram presentes no evento entre elas o vice-governador do estado do Paraná, Orlando Pesuti e o Deputado Federal André Zacharow. O hino do Centenário das Assembléias de Deus também foi entoado pelos conferencistas. A pregação da palavra de Deus ficou por conta do pastor paraíbano Gilvan Rodrigues.

No último dia da Conferência Pentecostal o preletor da manhã foi o pastor carioca Cláudio Gama. Um batismo inédito foi realizado pela manhã. Mais de mil e trezentos candidatos desceram as águas. Portadores de necessidades especiais, homens, mulheres, jovens, adolescentes de todas as classes sociais compartilharam a alegria pelo novo nascimento. Após o batismo, foi servida a Santa Ceia para os novos membros.

A noite, após a pregação do pastor alagoano Daniel Silva, dezenas de pessoas receberam o batismo com Espírito Santo. O diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, convocou todos a participarem das comemorações do Centenário. “Nós temos eventos como este preparado para toda a igreja, mas também teremos os Encontro GeraçãoJC, para os jovens, o Encontro para Casais, para pastores e esposas, um congresso de Música e Louvor, Seminário de Reflexão Teológica e muitos outros eventos para o Centenário da Assembléia de Deus. Nossa igreja está ativa, trabalhando para essa comemoração. Participe!”, incentiva.

Nenhum comentário: