quarta-feira, 16 de julho de 2008

Povos não alcançados

POVOS.
A maior parte da África encontra-se nos domínios da Janela 10-40. Dos 10 mais importantes blocos geográficos populacionais de afinidade do mundo (dois blocos e meio deles encontram-se na África): as populações ao sul do Saara, do Chifre da África e a metade ocidental do Mundo Árabe. Assim, dentro destes 2 blocos e meio encontram-se grupos populacionais com semelhanças culturais e circunstanciais.
1 - Os Imazighens ou Berberes, do norte da África. Eles eram os habitantes originais da região, invadida pelos romanos, que fizeram com que muitos se convertessem ao cristianismo. No século VII, estas populações sofreram uma nova invasão, desta vez pelos árabes, provocando a supressão da sua cultura e história ao serem absorvidos pela raça dos conquistadores. Existem 20 milhões de imazighens em 76 grupos étnicos distintos vivendo em 17 países diferentes.
2 - Os Tuaregues (Tamasheq) são parentes dos berberes, mas possuem uma cultura única e vivem na região central do Deserto do Saara. São 3 milhões espalhados por 8 países, que compreendem 16 grupos étnicos. Somente no Níger e em Mali existem alguns grupos de crentes. Existem algumas agências que entraram em parceria para a evangelização deste grupo.
3 - O grupo de povo do Atlântico Ocidental, com 6.4 milhões de pessoas e 77 línguas e dialetos. A maioria destes povos vive no Senegal . Gâmbia e Guine, Guiné-Bissau e Serra Leoa. Alguns destes povos, como os Balantas, os Mandiak, os Sereres e os Papel, têm respondido ao Evangelho. Porém, entre os grupos muçulmanos Wolof (3,7 milhões), Jola (600.000), Beafada (43.000) e Nalu (23.000) a resposta tem sido muito pequena, sendo que estes grupos fazem parte da lista de povos não alcançados.
4 - Os povos Mandes vivem principalmente no oeste da Nigéria, concentram-se em Mali e na Guiné. Existem17 milhões de pessoas pertencentes ao corpo principal dos povos Mande, e mais 5,5 milhões em pequenos grupos espalhados pela África Ocidental. Jula, uma língua mande, tomou-se a mais importante linguagem de negócios para a maior parte da região oeste da África Ocidental. No corpo principal dos Mandes, somente os Mambaras de Mali (4,3 milhões), os Kassonkês (280.000) e os Conos de Serra Leoa (232.000) têm alguns cristãos. Os mais necessitados são os povos aparentados dos Mandingos (5,5 milhões), dos Julas (1 milhão), dos Soso-Yalunkas (1,3 milhão) e dos Wassulunkes (740.000).
5 - Os povos Soninkê-Bozo, principalmente do Senegal e Mali, somam 6 milhões de pessoas, sendo que apenas alguns são crentes.
6 - Os povos Songai-Zarnia - são 4,7 milhões de pessoas, que vivem principalmente em Mali e Níger. Falam 18 línguas diferentes, mais alguns dialetos. São muçulmanos com pouquíssimos cristãos.
7 - Os Fulbes (Pulaar, Fulani) são contados em 20 milhões e incluem cerca de 40 grupos étnicos, que falam dialetos relacionados. Eles espalharam-se a partir do Senegal para se tomarem um dos principais componentes de quase todos os países do Sahel, indo na direção leste até o Sudão. Eles são o maior povo de cultura nômade do mundo. Mais da metade deles vive hoje um estilo de vida sedentário e apresenta tradição muçulmana mais forte do que a dos grupos nômades e semi-nômades.
8 - Os povos Volta-Gur somam aproximadamente 15 milhões de pessoas, em 165 grupos étnicos. Muitas vivem no Sahel, Costa do Marfim, Burkina Fasso, Gana. Benin e Togo. Entre os muitos povos relacionados estão os Mossis (1.3 milhão). Grusis (3.5 milhões), Gurmas (2 milhões) e Dogons (900.000), possuem um pequeno número de cristãos ativos. Os Senufos (3 milhões) e os Lobis (500.000) são mais resistentes ao Evangelho e respondem mais lentamente. Muitos povos em Burkina Fasso, ainda não foram alcançados, mas somente alguns maiores povos permanecem sem nenhum testemunho cristão.
9 - Os Hausas são o povo dominante no Níger e na região norte da Nigéria. No entanto, outros 30 milhões de hausas estão presentes em mais 27 países. A língua dos hausas é a mais falada em várias regiões da Nigéria, Níger e outros países. Muitos recursos podem ser encontrados na língua hausa: a Bíblia. o filme JESUS, transmissões de rádio, e muitos ministérios são realizados em bausa. Ainda assim, é pouco
10 - Kanuri-Kanembu. 5,1 milhões no nordeste da Nigéria e na depressão do Chade. Eles são o 1 O grupo de povos menos alcançados do Saltei. Este povo e seus relacionados, teda e daza do norte do Chade, não apresentam igrejas conhecidas. Após anos de esforços para alcançá-los, os frutos são poucos.
11 - Os povos do Chade. Cinco grupos de povos sudaneses, do Saara e do Chade vivem em uma grande área central da Niaéria, norte de Camarões, Chade e da província Darfur do Sudão. Eles falam mais de 400 línguas e dialetos, e cerca da metade destes povos não possuem igrejas, as Escrituras, nem qualquer outra fon-na de testemunho cristão. Muito do trabalho pioneiro a ser feito envolve condições árduas entre pequenos grupos lingüísticas.
12 - Povos Cushitas do Chifre da África. São 55 milhões em mais de 140 grupos étnicos, vivendo principalmente no Sudão, Eritréia, Etiópia e Somália. Muito dos povos da Etiópia são cristãos. O desafio permanece para aos Somalis (14 milhões), os Bejas (2,5 milhões) e os Saho-Afares (1,5 milhão). Além deles, vale destacar também os 1,8 milhão de núbios do Vale do Nilo, no Egito e no Sudão. Há muito tempo, os núbios eram um povo cristão, mas foram forçados a se converter ao islamismo no século XVII.
13 - Os povos da costa leste do Quênia, Tanzânia, Moçambique e Maláui. Quase todos são islâmicos e muitos podem se comunicar em suahili. Principais agrupamentos: Suahilis (3,8 rrúihões, incluindo os comorenses e zanzibarianos), Macondes (2,2 milhões), Yaos (1,7 milhão) e Zaramos (630.000).
14 - Os povos Pigmeus das florestas da África central. Estes eram os povos originários da região quando as invasões dos povos bantus os empurraram para áreas mais inacessíveis. São 765.000, distribuídos em 33 grupos étnicos por 8 países. Eles foram ignorados por muito tempo ou evangelizados através da língua bantu. Só recentemente alguns esforços de implantação de igrejas mais culturalmente sensíveis foram feitos.

Nenhum comentário: